Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

RECOMENDO: Divertida Mente

Hoje eu venho (depois de anos de atraso...kkkkk) recomendar uma animação do estúdio Pixar: Divertida Mente.
Corre,ainda dá tempo de assistir!!!!
A idéia de querer assistir partiu da minha filha mais velha,desde que ela viu a propaganda na tv aberta e nas estações de trens e metrôs da vida.
Nem tinha estreado ainda e ela formou que queria assistir.
Então fomos assistir.
Ultimamente nesses 8 anos de vida de mãe tenho assistido mais animações no cinema do que os filmes que eu queria ver,(mas isso é normal) e essa, ( e como treinar seu Dragão 2) foi a que mais me surpreendeu na telona.
Você já olhou para uma pessoa e pensou no que se passa dentro da cabeça dela?
Esse longa é exatamente sobre isso.
E a escolhida para mostrar como isso acontece mais a fundo é uma garotinha chamada Riley,que se muda da cidade onde cresceu devido a uma promoção do pai na empresa que trabalha.
Como qualquer criança, é claro ela não gosta nem um pouco ( nova cidade não parecia tão amigável,a nova casa não tão acolhedora....)e o filme foca na bagunça das emoções dentro dela( que no filme são 5: Alegria,Raiva,Tristeza,Nojinho e Medo),suas lembranças e o ciclo de construção e destruição do que nos forma como pessoas.

Quem comanda os sentimentos é a Alegria,não deixando a peteca da Riley cair.Mas quando a Alegria,tentando manter a Tristeza longe de tudo são sugadas para fora de controle,é que a bagunça emocional começa de verdade.
Enquanto Alegria e Tristeza lutavam para voltar para a sala de comando( a mente da menina) os outros 3 sentimentos( Raiva,Medo e Nojinho) tentam manter as coisas do mesmo jeito que a Alegria faria  - sem sucesso,diga-se de passagem -e aí vemos uma Riley totalmente instável emocionalmente.
Passei quase um mês tentando escrever esse recomendo e só tinha uma coisa que era certeza dizer: ASSISTAM!
                                         
O longa se torna especial,porque se assistido com o coração (tá,foi piegas,e daí?) evoca todas as suas lembranças de infância,desde o amigo imaginário( sim eu tive um...) á toda e qualquer lembrança boa e inocência que a gente tinha.
Apesar de trabalhar apenas com 5 emoções básicas( claro que a gente ao longo da vida tem muitas e muitas , e por isso nossa cabeça é uma tremenda bagunça)o filme ficou tão bem feito,diferente da maioria das animações em cartaz, que não tem como não se emocionar ( " Meu amigo pra brincar ....Bing Bong,Bing Bong...." Tá eu confesso... Eu chorei.) e sair da sala de projeção imaginando pelo menos que cara que tem esses cinco básicos na nossa versão.
Acredito que o filme cumpre bem a proposta de mostrar que não há sentimentos ruins ou menos importantes,( como a Alegria pensa da Tristeza) e que todos são necessários.E que sim ,a Tristeza é muito importante.É esse sentimento que nos permite colocar as lembranças ruins para fora,que faz com que percebamos que é hora de mudar o que possa estar nos incomodando entre outros.
Nem tudo é só Alegria.
Acho que minha resenha não faz jus a grandiosidade do filme,mas eu espero que levem a sério quando digo para ASSISTIREM JÁ.
E toca o trailer aí:








Nenhum comentário:

Postar um comentário